Temporais no RS: Como se preparar para os desafios climáticos 'Não teremos capacidade de fazer

广告位火热招租中

O Rio Grande do Sul vem enfrentando as consequências das fortes chuvas que têm atingido as cidades gaúchas nos últimos dias. De acordo com o governador Eduardo Leite, a situação é crítica e os estragos causados podem resultar no “maior desastre” já enfrentado pelo Estado. Devido ao volume de chuvas, as equipes de resgate estão encontrando dificuldades para fazer as buscas e muitas pessoas ainda estão desaparecidas. Até o momento, dez pessoas já morreram e outras 21 estão desaparecidas. A previsão é que as fortes chuvas continuem a afetar o Rio Grande do Sul pelo menos até o final desta semana.

Sabendo que muitas pessoas estão em situação de risco, Leite já entrou em contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitando apoio do governo federal. Além disso, equipes de governos de outros Estados como Santa Catarina e São Paulo, juntamente com a Força Aérea Brasileira, têm se mobilizado e enviado suporte para auxiliar nas buscas e no atendimento aos afetados.

Quais medidas podem ser tomadas diante de fortes temporais?

A situação é grave e as pessoas devem adotar medidas de prevenção visando sua própria segurança. Algumas medidas podem ser tomadas, como:

  • Permanecer em casa, se possível.
  • Evitar atravessar áreas alagadas ou inundadas.
  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, se possível.
  • Prestar auxílio a pessoas vulneráveis, como idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade.
  • Procurar a Defesa Civil da cidade em caso de morar em áreas consideradas de risco.
  • Ligar para a Brigada Militar (telefone 190), Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193) em caso de emergência.

Quantos municípios foram afetados pelas chuvas?

De acordo com as últimas informações divulgadas pela Defesa Civil do Estado, até o momento, ao menos 114 municípios foram afetados pelas consequências das chuvas. São mais de 19 mil pessoas afetadas em todo o Estado. São 1.072 pessoas em abrigos, além de 3.416 desalojados.

Existem previsões de que as chuvas avancem para outros Estados?

Segundo informações divulgadas pelo Estadão, os temporais podem se estender para Santa Catarina nos próximos dias. É importante que as pessoas fiquem atentas e adotem todas as medidas de segurança necessárias para evitar possíveis riscos e desastres.

A situação é complicada e requer atenção e cuidados de todos, por isso é importante seguir as orientações e recomendações das autoridades e colaborar com as ações de resgate e ajuda aos afetados.

Por fim, é preciso destacar a importância de se solidarizar com as pessoas afetadas pelas chuvas, além de comentar, compartilhar e disseminar conteúdos responsáveis para que mais pessoas possam estar informadas sobre a situação e possam contribuir com as ações de ajuda.

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar este artigo, além de ficar por dentro das últimas novidades sobre o assunto.

Agradecemos por ter acompanhado nosso conteúdo e por sua atenção.


Por /


广告位火热招租中